Ementas dos Mini Cursos

Os minicursos têm duração de 6 horas, divididas entre 02, 03 e 04 de novembro.

As inscrições nos minicursos somente poderão ser realizadas após o participante efetuar o pagamento da taxa de inscrição no evento.

Assim que o pagamento for validado, o participante receberá o e-mail de confirmação do pagamento da taxa de inscrição e, em seguida, o mesmo poderá acessar o site do evento e realizar inscrição no minicurso de sua escolha.

As vagas para participação nos minicursos são limitadas.

Os certificados somente serão entregues aos participantes que tiverem 100% de presença nos minicursos.

 

Nome do minicurso

Docente

Nº vagas

Ementa

A audiodescrição no ensino de Física Sabrina Gomes Cozendey e Maria da Piedade R. Da Costa 20 Ementa

Adaptações curriculares de atividades de leitura e escrita para crianças público alvo da educação especial

Maria da Piedade R. Da Costa, Miryan Cristina Buzetti, e Regiane da Silva Barbosa

30

Ementa

Altas habilidades: práticas para educadores e familiares

Rosemeire de Araújo Rangni, Eliane M. de Jesus Mani, Mayra Berto Massuda, Roseli Figueiredo Correa de Oliveira e Amanda Rodrigues de Souza

40

Ementa

Casos de Ensino: potencialidades nos processos investigativos e de formação de professores na área de Educação Especial

Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo e Josiane Beltrame Milanesi

30

Ementa

Comunicação Suplementar e Alternativa e as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Viviane Rodrigues

20

Ementa

Contribuições dos recursos de comunicação alternativa para o público alvo da educação especial: adaptação de histórias e músicas infantis

Candice Lima Moreschi, Mariana Gurian Manzini, Fabiana Lacerda Evaristo

15

Ementa

Contribuições e uso do Software Atlas.Ti para análise de pesquisas qualitativas

Keisyani Da Silva Santos

15

Ementa

Defectologia: refletindo acerca dos princípios e contribuições de Vygotsky para a educação de pessoas com surdez e Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Christianne Thatiana Ramos de Souza, Marily Oliveira Barbosa, Elsie Alejandrina Pérez Serrano

15

Ementa

Deficiência intelectual: concepções e práticas pedagógicas

Anaí Cristina da Luz Stelmachuk e Patrícia Lopes Ramos Públio

20

Ementa

Desenho Universal para Aprendizagem: contribuições teóricas para práticas efetivas em salas de aula inclusivas

Ana Paula Zerbato, Rita de Cássia Gomes de Oliveira Almeida

30

Ementa

Dislexia: distúrbios neurobiológicos, lócus de atendimento e a educação especial

Patricia de Oliveira

30

Ementa

Educação Especial no contexto do Ensino Médio: possíveis contribuições da equipe gestora e professores

Juliane Ap. de Paula Perez Campos, Natália Costa de Felicio e Tatiane Cristina Rodrigues Lessa

20

Ementa

Educação Física e Educação Especial: a formação de professores

Calixto de Souza Junior; Anne Caroline Duarte e Mayara Erbes Ranzan

20

Ementa

Educação Física, Esportes Adaptados E Paralímpicos

Flávio Anderson Pedrosa de Melo; Taylor Brian Lavinscky Pereira; Tarcísio Bitencourt dos Santos

30

Ementa

Educação Musical E Inclusão: estratégias para o trabalho com crianças com deficiência intelectual e autismo

Valéria Peres Asnis e Lisbeth Soares

30

Ementa

Ensino de atividades funcionais a jovens e adultos com deficiência intelectual: intervenções com pais/familiares e professores.

Patricia Zutião e Iasmin Zanchi Boueri

30

Ementa

Ensino de ciências e deficiências sensoriais: práticas para um ensino inclusivo

Josiane Pereira Torres

15

Ementa

Ensino de habilidades matemáticas para crianças com deficiência visual

Ailton Barcelos da Costa, Daniele Sentevil da Silva e Liz Saraiva

25

Ementa

Ensino-aprendizagem para a alimentação independente e autocuidado para crianças com deficiência visual

Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil e Tereza Cristina Rodrigues Villela

25

Ementa

Estratégias de ensino e avaliação para habilidades acadêmicas básicas dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Lidia Maria Marson Postalli e Maria Clara de Freitas

30

Ementa

Estratégias de ensino para pessoas com deficiências e dificuldades de aprendizagens

Ana Paula Aporta; Rafael Vilas Boas Garcia

20

Ementa

Famílias de crianças público alvo da educação especial: discutindo o papel das habilidades sociais para o desenvolvimento infantil

Tássia Lopes de Azevedo e Carmelina Aparecida Aragon

30

Ementa

Habilidades Sociais em adolescentes com Altas Habilidades/ Superdotação

Cláudia Solange Rossi Martins

50

Ementa

Importância da Escala Suporte de Intensidade para programas de jovens com deficiência intelectual em ambiente universitário

Betania Jacob Stange Lopes

25

Ementa

Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho competitivo: conhecendo as atitudes excludentes

Maria da Piedade Resende da Costa e Thelma Helena Costa Chahini

20

Ementa

Leitura e escrita como subsídios para a linguagem oral em crianças com distúrbios da comunicação

Ana Cláudia Moreira Almeida Verdu; Anderson Jonas das Neves e; Tâmara de Andrade Lindau

15

Ementa

Libras e o ensino de Língua Portuguesa e da Matemática para pessoas surdas

Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos Vasconcelos, Djair Lázaro de Almeida; Luiz Renato Martins da Rocha; Adriana Fernandes Barroso; Marcia Cruz; Priscila Melo e; Mariana Peres

25

Ementa

Linguagem em crianças com risco para o desenvolvimento e o impacto na sua interação

Natália Maria Sertori, Glorismar Gomes da Silva, Gabriela Aniceto e Graziele Thomasinho de Aguiar

25

Ementa

Mediação segundo os critérios de Reuven Feuerstein: estratégias pedagógicas empregadas em sala de aula

Patricia Moralis Caramori

40

Ementa

Microdados do Censo Escolar: introdução a leitura e análise das matrículas de alunos público alvo da Educação Especial.

Ana Paula Silva Cantarelli Branco, Ana Carolina Macalli e Vivian Santos

20

Ementa

O debate epistemológico no campo educacional

Maria Amélia Teixeira Blanco

40

Ementa

O lúdico para o ensino da matemática para alunos com deficiência intelectual

Rosimeire Maria Orlando, Aline Nathalia Marques, Vanessa Cristina Angelotti, Rosemeire Geromini Alonso

20

Ementa

O papel da brincadeira no desenvolvimento humano infantil

Beatriz Aparecida dos Reis Turetta; Júlia Caroline de Araújo Almeida

30

Ementa

Organização do movimento social e político das pessoas com deficiência e suas famílias

João Henrique da Silva; Lourdes do Nascimento Duarte e; Joyce Fernanda Guilanda de Amorim

30

Ementa

Para entender Vygotsky e Bakhtin e sua pertinência na educação de surdos

Otávio Santos Costa, Diléia Ap. Martins, Christianne Thatiana Ramos de Souza

30

Ementa

PLANEJAMENTO (PLANO) EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO: da elegibilidade de serviços ao planejamento de ensino-aprendizagem

Gabriela Tannús-Valadão

40

Ementa

Plano Nacional de Educação (2014-2024) e a política brasileira de inclusão escolar

Marcia Duarte e Samuel Vinente da Silva Junior

35

Ementa

Políticas públicas, acessibilidade e surdez.

Otávio Costa, Diléia Ap. Martins e Raissa Siqueira Tostes

30

Ementa

Práticas pedagógicas inclusivas para alunos com Deficiência Intelectual

Sonia Maria Simioni, Ana Maria Tassinari, Thereza Makibara Ribeiro, Melina Thais da Silva Mendes e Larissa Guadagnini

25

Ementa

Práticas Pedagógicas no atendimento educacional hospitalar para alunos da Educação de Jovens e Adultos

Adriana Garcia Gonçalves, Aline Ferreira Rodrigues Pacco e Érika Rímoli Mota da Silva

40

Ementa

Precocidade: reconhecendo as potencialidades da criança na educação infantil

Maria da Piedade R. Costa e Danitiele Maria Calazans Marques

20

Ementa

Processo De Ensino E Aprendizagem Para Transtorno Do Déficit De Atenção Com Hiperatividade – TDAH No Contexto Inclusivo

Gardenia de Oliveira Barbosa, Camila de Moura Costa, Patrícia Santos de Oliveira

40

Ementa

Provendo o envolvimento parental de pais de crianças público alvo da educação especial: uma proposta para professores

Ana Carolina Camargo Christovam, Danielli Silva Gualda e Laura Borges

40

Ementa

Psicomotricidade: políticas públicas, atendimento educacional especializado e atividades práticas voltadas para as dificuldades de aprendizagem relacionadas as dificuldades motoras

Maria Amélia Almeida; Keila Roberta Torezan e Renata Andrea Fernandes Fantacini

20

Ementa

Saúde mental infantojuvenil - transtornos emocionais, do comportamento e outros sofrimentos no contemporâneo: o trabalho na educação.

Bruna Lidia Taño, Juliana Archiza Yamashiro e Sarah Lins

40

Ementa

Serviço interdisciplinar na perspectiva da Análise do Comportamento Aplicada ao autismo

Priscila Benitez; Alice Resende; Isis de Albuquerque; Giovana Salviato, Marina Souto Lopes Bezerra de Castro

30

Ementa

Síndrome de Usher e Implicações educacionais

Maria da Piedade Resende da Costa e Rita de Cássia Silveira Cambruzzi

30

Ementa

Surdocegueira: Ações Comunicativas

Maria da Piedade Resende da Costa e Luiz Renato Martins da Rocha

25

Ementa

Tecnologia Assistiva na Sala de Recursos Multifuncionais: recurso necessário ao professor.

Cristina Yoshie Toyoda e Isabela Bagliotti Santos

30

Ementa

Tecnologia Assistiva nas práticas pedagógicas inclusivas: da teoria a prática.

Gerusa Ferreira Lourenço; David Calheiros dos Santos, Ana Elisa Millan; Cariza de Cassia Spinazola e Tamiris Aparecida Fachinetti

20

Ementa

Terapia Assistida por Animais: aplicações na Educação Especial.

Maria da Piedade Resende da Costa e Belinda Talarico Franceschini

20

Ementa

       

Total

 

1420